26 de mar de 2010

Manifestação pacífica contra a farra do boi

Uma manifestação pacífica contra a farra do boi será promovida no dia 27 de março (sábado) a partir da 15h no Espaço Cultural Angeloni da Beira Mar. A ação educativa, de orientação e esclarecimento, é uma iniciativa da rede Angeloni em parceria com as ongs Organização Bem-Animal (OBA), Instituto É o Bicho, Instituto Ambiental Ecosul e World Society for the Protection of Animals (WSPA).

Com o sugestivo nome “Farra do Boi de Mamão”, o evento terá a presença dos grandes grupos de Boi de Mamão de Florianópolis, típicos do folclore ilhéu e pretende mostrar que a cultura açoriana é mais do que a prática desta ação cruel. Através do folclore e da verdadeira essência da cultura da Ilha dos Açores, a Farra do Boi de Mamão contará com apresentações culturais e distribuição de material educativo e mostra de vídeos educativos.

Não por acaso a iniciativa está sendo promovida nesta época, pois, na quaresma, é comum ver pessoas maltratando bois em prol da cultura açoriana. Segundo os praticantes, o ritual é referente à paixão de Cristo em que o boi faria o papel de Judas; outros ainda dizem que o animal representaria Satanás e maltratando-o livrariam dos pecados as pessoas que praticam essa ação. De acordo com o Supremo Tribunal Federal, desde 1997 a Farra do Boi é crime, mas mesmo assim em muitas localidades do litoral catarinense esta prática é ainda comum.


Boi de mamão


O boi de mamão foi inserido na cultura do Estado através dos açorianos, só que ao contrário da farra do boi, mostra num ato cômico a morte e a ressurreição do boi. Pessoas se vestem com as fantasias do boi e dos outros personagens. Principais personagens: o boi, o proprietário do boi, a bernúncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois e os corvos.

Paralelo a este evento, a artista plástica Janet Euston, premiada internacionalmente, fará no local a exposição “Bois do Brasil”, com telas que retratam o convívio do homem com estes animais e toda a dinâmica do folclore brasileiro que envolve o boi.


Data: 27 de março

Horário: A partir das 15h.

Espaço Cultural Angeloni , Beira Mar: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.288– Agronômica – Florianópolis

Fone (48) 3333-1777



...

Nenhum comentário: