21 de ago. de 2008

Afinal, onde vai ser construída a estação de tratamento de esgoto?

A estação de tratamento de esgoto a princípio era para ser construída na Barra do Sambaqui, nas proximidades do Mangue Veríssimo, essa era a idéia inicial da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

Porém a comunidade foi contra, se reuniu, fez baixo assinado e bateu o pé, o resultado disso é um exemplo de que a união faz a força.

Então levaram o problema para o Ministério Público, teve audiência com a Casan, a comunidade levou as suas reinvindicações e resultou que a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retiraram a licença ambiental e a obra foi embargada para a felicidade de todos.

Tá, e por que a comunidade foi contra?

A comunidade foi contra porque o esgoto tratado seria jogado na foz do rio Veríssimo. Esse esgoto ainda contém nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, que funciona como adubo líquido responsável pela proliferação das algas. Em geral, as algas são grandes aliadas do ambiente, pois produzem oxigênio, absorvem dióxido de carbono (CO2) - o principal gás do efeito estufa e formam a base da cadeia alimentar marinha. Algumas espécies de alga são naturalmente tóxicas, mas em condições normais, não chegam a afetar o ambiente em que vivem, só quando as águas em que repousam são envenenadas por esgoto doméstico, dejetos industriais,etc, elas absorvem essas substâncias, podem se multiplicar muito rapidamente e se transformar numa ameaça.

E agora?

Segundo informações do membro do Conselho do Saneamento da Ilha de Santa Catarina, o Eng. Agrônomo Ralf Willi Wagner, agora junto com a Casan e o Ibama, (que ainda irão marcar uma data) vai ser revisto o local para a construção da estação de tratamento de esgoto.

Vamos aguardar.

2 comentários:

Unknown disse...

Resumindo: não tem lugar para a Estação de Tratamento de Esgoto e tá longe de ter uma definição, certo?
Então qual a justificativa a obra que estão fazendo em todo o Sabaqui? É pra ser instalação do encanamento de esgoto, mas não tem pra onde ir?
Parece então que só enlamearam o bairro para dar a impressão que a prefeitura está trabalhando perto das eleições. Mas será que alguém nesta ilha considera aquela demonstração de incompetência e desrespeito com a população como "trabalho da prefeitura"?

Carlos Castilho disse...

Angelita,
Antes tarde do que nunca. O teu post está muito bom. Acho que você deve continuar batendo neste tema porque a comunidade deve estar interessada e carente de informações corretas. Um abraço
Castilho