24 de mar de 2009

ABS - ATA 319


Associação do Bairro de Sambaqui
Praça Macário da Rocha
Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990
Sambaqui – Florianópolis – Santa Catarina
absambaqui@gmail.com
CEP: 88051-001 / CNPJ: 78.354.842/0001-39
(Declarada de utilidade pública pela lei municipal 2.217/85)

Aos dezoito dias do mês de março do ano de dois mil e nove, realizou-se, na sede da ABS, sita à Rod. Rafael da Rocha Pires, 2990, Ponta do Sambaqui, com a presença dos associados constantes da Lista de Presença anexa, reunião ordinária para deliberar, após a leitura da ata anterior, sobre os assuntos abaixo:

Oficina de folclore Boi de Mamão
Com o propósito de difundir a cultura local e conhecedores da manifestação folclórica de Boi de Mamão, Marcio e Glauci, ofereceram seus conhecimentos para a formação de turmas de crianças e jovens da comunidade interessados em aprender e divulgar a dança e as cantorias. Foram solicitadas informações mais detalhadas sobre a proposta para que possamos estudar a maneira de viabilizar as oficinas, inclusive verificando apresentação de projeto à Fundação Franklin Cascaes, no sentido de se conseguir a remuneração dos instrutores. O casal informa também que estará com exposição de seus trabalhos no Shopping Iguatemi, no período de 19/03 a 03/04/2009, e convida a todos para participar.

Bloco Carnavalesco Tu Ferves
O grupo carnavalesco solicita a cessão do pátio do Casarão para a realização de uma festa popular para a comunidade no próximo domingo, 22/03/2009, com início às 13:00 horas e término às 20:00 horas. Ficou acertada a cessão do local, mediante assinatura de termo de compromisso de uso, com a condição da existência de segurança e sanitários químicos, durante a festa, bem como efetuar toda a limpeza do local antes da devolução.

“Sambaqui na rede”
Ficou acertada a elaboração de ofício cumprimentando o jornalista Celso Martins, pelo engajamento e divulgação dos assuntos de interesse da comunidade, em seu Blog “Sambaqui na rede”.

Oficina de artes cênicas
Atendendo solicitação, foi feito contato com a UDESC e foi proposta a realização de oficinas de artes cênicas nas terças e quintas, no horário noturno para formação do grupo interessado. As Sras., Maria Helena Rodrigues e Dóris Gomes ficaram de contatar a UDESC, professora Flavia e aluna Ligia para viabilizar um encontro, no próximo sábado, no período da tarde, ocasião em que também se disponibilizará a arte do malabares para interessados em desenvolver essas habilidades artísticas.

“Legislinho e sua Turma no Manguezal”
Para apresentar sua criação e propor uma parceria com a nossa comunidade, esteve conosco a bióloga e mestra em educação ambiental Maria Bernardete Segalla. O personagem é perito em leis e ensina, com sutileza, que as mesmas existem para proteger o ambiente e os seres vivos. Foi disponibilizado e está a disposição para pesquisa, um exemplar da cartilha “Legislinho e sua Turma no Manguezal” e, com a aprovação dos presentes, decidiu-se por elaborar projeto que viabilize a reprodução e distribuição da mesma para as escolas do Distrito de Santo Antonio de Lisboa.

Solenidade de Entrega dos Certificados das Oficinas de Tear Manual e Tecelagem de Roupas
Ficou acertado para o dia 27/03/2009, às 20:00 horas, na Sede da ABS, a entrega dos certificados aos alunos que realizaram os cursos oferecidos pelo CEDUP JL, no ano passado. Serão enviados convites aos parceiros.


Boi de Mamão
O casal festeiro Renato Hercílio Marciano e Marlene Machado da Silva, da Festa da Santa Cruz 2009, solicitou a participação do Grupo Folclórico Boi de Mamão do Sambaqui nos festejos deste ano. Ficou acertada a participação e a remessa da marca da ABS ao Sr. Renato Hercílio para divulgação nos folderes da Festa. Ainda sobre o Boi de Mamão, a Sra. Zeneide Melo informou que recebeu convite da Secretaria do Desenvolvimento Regional para reunião, em 27/03/2009, para tratar de patrocínio para as apresentações do nosso Boi. Ficou acertada a presença das Sras. Dóris e Regina, na referida reunião.

Contabilidade
Foi acertado que a Sra. Dóris Gomes informará os contatos de escritórios de contabilidade à Sra. Regina, para que se verifique a possibilidade de realização da contabilidade sem ônus para a ABS. Após esses contatos será firmado o contrato de prestação desses serviços, de forma regular.

Relativamente à indicação de representante da ABS no Fórum da Cidade foi sugerido o nome do morador Joel Balconi. Sra. Regina ficou de fazer contato com ele para verificar a possibilidade de sua participação. Foi informado ainda, que o CEDUP JL indeferiu nossos pedidos de oficinas e que estamos aguardando, até a próxima sexta-feira, resposta a ofícios entregues na Gerência e Secretaria de Estado, solicitando a reconsideração do indeferimento.

CIEE – Preparação para o Mercado de Trabalho
O morador Benet ofereceu, novamente, a possibilidade de realização do treinamento do CIEE para jovens da comunidade para que possam ingressar no mercado de trabalho. Foi sugerido que se fizesse nova visita nas escolas do Distrito que atendam o público alvo (jovens com idade entre 16 e 24 anos, sem carteira de trabalho assinada), juntamente com os profissionais do CIEE, em busca de se montar a primeira turma de vinte e cinco alunos. A Sra. Regina ficou de contatar o Professor Benet para marcar a visita nas escolas. Foi informado que a Sra. Inês Bernal, jornalista que assinava o Jornal “A Ponta” solicitou seu afastamento em virtude de novo compromisso assumido. Ficou combinado um contato com o Sr. Celso Martins para verificar a possibilidade de sua participação na elaboração do jornal. A sra. Daniela da Associação Cultural Baiacu de Alguém convidou a todos para reunião amanhã, 19.03.2009, às 18:30 h, para formação da rede de cultura do Distrito.

Relatório de atividades 2008 – Ao completar um ano da posse desta Diretoria, foi divulgado o relatório de atividades do ano de 2008, constando os projetos desenvolvidos, as parcerias em andamento, os eventos realizados, as participações em eventos e conselhos, os investimentos e benfeitorias realizados e as doações recebidas, o relatório será fixado no mural da ABS, bem como divulgado no próximo número do Jornal A Ponta. Nada mais havendo a tratar deu-se por encerrada a reunião, que terá a lista de presença anexada no Livro de Atas.

Nenhum comentário: