17 de ago. de 2009
Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades
Programação Cultural e Religiosa
29 de Agosto – Sábado
Lançamento Oficial da Festa do Divino 2009
19h - Divina FarinhadaEngenho de farinha em funcionamento produzindo farinha de mandioca, biju, mané-pança, cacuanga etc.19h30 - Abertura da Exposição fotográfica Açores, de Jói Cletson (Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC)20h - Novena do Divino Espírito Santo com Ladainha em latim e Folia do Divino.20h30 Musical Seu Lili da rabeca e conjunto.22h - Show do Grupo Gente da Terra com participação de Valdir Agostinho.
Local: Casarão Engenho dos Andrade / Caminho dos Açores, 1180. Telefone: 3235-2572
30 de Agosto – Domingo
12h30 - Almoço no Engenho13h30 - Concursos de forneiros de farinha de mandioca17h - Encerramento com a entrega do troféu ao melhor forneiro.
Local: Casarão Engenho dos Andrade / Caminho dos Açores, 1180. Telefone: 3235-2572
1 de Setembro – Terça – Evento Extra
20h - Abertura da Exposição Divina Arte com motivos do Divino Espírito Santo
Local: Espaço Cultural Santo de Casa . Rua XV de Novembro, 181
2 de Setembro – Quarta-feira – Abertura da Festa
20h - Missa dos juízes e mordomos da Festa do Divino 2009 / Animação: Alice, Rafael de Castro e RafaelCelebrante: Pe. Alcides Albony Amaral
21h - Encenação da peça “O milagre do Divino” pelo Grupo de Jovens São Francisco de Assis de Santo Antônio de Lisboa.
21h30 Abertura da Instalação “Um altar para o Deus Consolador” de Jone Cezar de Araújo no Consistório da Igreja/ Realização Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.
Local: Igreja e Salão Valérico João de Souza
3 de Setembro – Quinta-feira
20h30 - Cantus Firmus (Música medieval e renascentista). Direção Jefferson Bittencourt. Concerto de Música sacra.
21h - Cozido Divino / Realização: Associação dos Manezinhos da Ilha Durante o cozido haverá projeção de fotografias sobre o Ciclo do Divino de Santo Antônio de Lisboa de Velho Bruxo/ Edson Luiz da Silva e Exibição de vídeos sobre Festas do Divino na Ilha do Pico e na Ilha de São Jorge/Açores, Portugal.
21h30 - Trio Gente da Terra.
Local: Igreja e Salão Valérico João de Souza
4 de Setembro – Sexta-feira
20h - Desfile do Grupo Olaria de Sambaqui e Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui
20h20 - Desfile da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina20h30 - 8º. Desfile de carros de boi/ Realização Associação dos Engenhos de Farinha de Santo Antônio de Lisboa.
22h - Grupo Sertanejo Universitário: Ander e Fael01h30 - Encerramento
Local: Rua Cônego Serpa e Adro da Igreja
5 de Setembro - Sábado
12h - Largada da Regata do Divino com benção do pároco na Praia da Freguesia/ Promoção: Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano.
19h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa,227 .
19h30 - Coroação da Imagem Secular de Nossa Senhora das Necessidades
20h - Missa Solene / Coral Nossa Senhora das NecessidadesCelebrante: Padre Dr. Edinei da Rosa Cândido 21h30 - Queima de Fogos
22h30 - Banda Mister Joker
01h30 - Encerramento
6 de Setembro - Domingo
10h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte/ Saída: Residência da família Imperial / Caminho dos Açores, 1180.
10h30 - Missa Festiva de Coroação do Rei / Cantor HenriqueCelebrante: Pe. Alcides Albony Amaral
12h - Almoço Festivo / Cantor Ronny Valença e Banda Amor à Arte14h30 - Grupo de Recreação do Hotel do SESC de Cacupé
15h30 - Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui
16h - Café Açoriano
18h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa, 227.
18h30 - Cerimônia de transmissão da Coroa ao novo Casal Imperial e divulgação dos juízes 2010/ Animação Alexandre Queiroz e família.
20h30 - Show para o novo Imperador: Dupla Sertanejo Universitário Hellipe e Helon
01h - Encerramento
7 de ago. de 2009
Reunião mensal da ABS
.
MPF/SC pede demolição de estabelecimento comercial em Santo Antônio de Lisboa
A ação teve origem em representação da Associação de Moradores do Bairro de Santo Antônio de Lisboa (Amsal) que noticiava a existência de uma construção irregular sobre terras da União (parte em terras de marinha e parte em faixa de praia), localizada às margens da rodovia Gilson da Costa Xavier, na orla marítima do bairro.
Conforme o processo, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) já havia reconhecido que a área, então utilizada para a construção de uma residência, era terreno de marinha, não possuindo zoneamento que permitisse edificações e sendo tratada como parte da faixa de praia.
Em resposta à requisição de vistorias e providências feita pelo MPF, a então Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos da capital (Susp) - hoje Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) - enviou documentação, informando que havia aprovado o projeto de construção de um estabelecimento comercial no local - a “Cafeteria Sto. Antônio” - e concedido alvará.
Diante dos danos ambientais provocados pela obra, o MPF e o Ministério Público Estadual (MP/SC) enviaram recomendação conjunta à Susp. O documento requeria a revogação do alvará concedido à construção do estabelecimento comercial, a retirada das estruturas existentes da edificação e a recuperação da área degradada. Foi fixado prazo de 30 dias para providências, mas não houve qualquer resposta.
A procuradora da República Analúcia Hartmann, autora da ação civil pública, requer que sejam determinadas a interdição do estabelecimento comercial, a demolição das construções e a retirada dos equipamentos e restos de construção da área. Os réus particulares devem também ser impedidos de realizarem novas obras no local, bem como qualquer atividade que prejudique a regeneração da vegetação e a fruição da paisagem. A procuradora requer ainda que seja determinado à Gerência Regional do Patrimônio da União que cancele a inscrição de ocupação do terreno e verifique as características ambientais desse tipo de área em toda a Ilha de Santa Catarina, a fim de impedir novos equívocos na análise de outras solicitações de inscrições de ocupação.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Santa Catarina
Fone: (48) 2107-2466
E-mail: ascom@prsc.mpf.gov.br
.
4 de ago. de 2009
Oficinas do Baiacu
Maiores informações no site: http://www.baiacudealguem.com.br
Assista no vídeo abaixo o convite do Boiacu.