17 de ago. de 2009

Festa do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Necessidades


Programação Cultural e Religiosa


29 de Agosto – Sábado


Lançamento Oficial da Festa do Divino 2009

19h - Divina FarinhadaEngenho de farinha em funcionamento produzindo farinha de mandioca, biju, mané-pança, cacuanga etc.19h30 - Abertura da Exposição fotográfica Açores, de Jói Cletson (Núcleo de Estudos Açorianos – NEA/UFSC)20h - Novena do Divino Espírito Santo com Ladainha em latim e Folia do Divino.20h30 Musical Seu Lili da rabeca e conjunto.22h - Show do Grupo Gente da Terra com participação de Valdir Agostinho.

Local: Casarão Engenho dos Andrade / Caminho dos Açores, 1180. Telefone: 3235-2572

30 de Agosto – Domingo

12h30 - Almoço no Engenho13h30 - Concursos de forneiros de farinha de mandioca17h - Encerramento com a entrega do troféu ao melhor forneiro.

Local: Casarão Engenho dos Andrade / Caminho dos Açores, 1180. Telefone: 3235-2572


1 de Setembro – Terça – Evento Extra

20h - Abertura da Exposição Divina Arte com motivos do Divino Espírito Santo

Local: Espaço Cultural Santo de Casa . Rua XV de Novembro, 181


2 de Setembro – Quarta-feira – Abertura da Festa

20h - Missa dos juízes e mordomos da Festa do Divino 2009 / Animação: Alice, Rafael de Castro e RafaelCelebrante: Pe. Alcides Albony Amaral

21h - Encenação da peça “O milagre do Divino” pelo Grupo de Jovens São Francisco de Assis de Santo Antônio de Lisboa.

21h30 Abertura da Instalação “Um altar para o Deus Consolador” de Jone Cezar de Araújo no Consistório da Igreja/ Realização Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Local: Igreja e Salão Valérico João de Souza


3 de Setembro – Quinta-feira

20h30 - Cantus Firmus (Música medieval e renascentista). Direção Jefferson Bittencourt. Concerto de Música sacra.

21h - Cozido Divino / Realização: Associação dos Manezinhos da Ilha Durante o cozido haverá projeção de fotografias sobre o Ciclo do Divino de Santo Antônio de Lisboa de Velho Bruxo/ Edson Luiz da Silva e Exibição de vídeos sobre Festas do Divino na Ilha do Pico e na Ilha de São Jorge/Açores, Portugal.

21h30 - Trio Gente da Terra.

Local: Igreja e Salão Valérico João de Souza

4 de Setembro – Sexta-feira

20h - Desfile do Grupo Olaria de Sambaqui e Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui

20h20 - Desfile da Cavalaria da Polícia Militar de Santa Catarina20h30 - 8º. Desfile de carros de boi/ Realização Associação dos Engenhos de Farinha de Santo Antônio de Lisboa.

22h - Grupo Sertanejo Universitário: Ander e Fael01h30 - Encerramento

Local: Rua Cônego Serpa e Adro da Igreja


5 de Setembro - Sábado

12h - Largada da Regata do Divino com benção do pároco na Praia da Freguesia/ Promoção: Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano.

19h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa,227 .

19h30 - Coroação da Imagem Secular de Nossa Senhora das Necessidades

20h - Missa Solene / Coral Nossa Senhora das NecessidadesCelebrante: Padre Dr. Edinei da Rosa Cândido 21h30 - Queima de Fogos

22h30 - Banda Mister Joker

01h30 - Encerramento

6 de Setembro - Domingo

10h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte/ Saída: Residência da família Imperial / Caminho dos Açores, 1180.

10h30 - Missa Festiva de Coroação do Rei / Cantor HenriqueCelebrante: Pe. Alcides Albony Amaral

12h - Almoço Festivo / Cantor Ronny Valença e Banda Amor à Arte14h30 - Grupo de Recreação do Hotel do SESC de Cacupé

15h30 - Boi de Mamão da Associação do Bairro de Sambaqui

16h - Café Açoriano

18h - Trasladação do Cortejo Imperial da Casa do Império para a Igreja / Irmandade do Divino Espírito Santo / Banda Amor à Arte. Saída da Casa de Alda Branco. Rua Cônego Serpa, 227.

18h30 - Cerimônia de transmissão da Coroa ao novo Casal Imperial e divulgação dos juízes 2010/ Animação Alexandre Queiroz e família.

20h30 - Show para o novo Imperador: Dupla Sertanejo Universitário Hellipe e Helon

01h - Encerramento

7 de ago. de 2009

Reunião mensal da ABS

A Associação do Bairro de Sambaqui convida a todos para a reunião mensal que será realizada no dia 10/08, ás 20h no Anexo ao Casarão - Ponta do Sambaqui.

Pauta da reunião:

- Apresentação do trabalho de extensão realizado pelo CESUSC
em Psicologia Social e da proposta de estágio;

- Parceria IGEOF e a Faculdade Estácio de Sá;

- Conferência Nacional de Saúde Ambiental;

- Conselho Consultivo ESEC Carijós;

- Categorização da Ilhota da Ponta do Sambaqui;

- Oficina de Tear;

- Oficina de Bonecos;

- Restauração do Casarão;

- Apresentações dos Grupos Folclóricos de Sambaqui e Revitalização da Praça Macário da Rocha.


.

MPF/SC pede demolição de estabelecimento comercial em Santo Antônio de Lisboa

Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) ajuizou ação civil pública buscando a interdição e a demolição de um estabelecimento comercial instalado sobre área de preservação permanente na orla de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. São réus na ação Murilo Duarte de Oliveira, Jaci Bernadete Silva de Oliveira, o município de Florianópolis e a União.


A ação teve origem em representação da Associação de Moradores do Bairro de Santo Antônio de Lisboa (Amsal) que noticiava a existência de uma construção irregular sobre terras da União (parte em terras de marinha e parte em faixa de praia), localizada às margens da rodovia Gilson da Costa Xavier, na orla marítima do bairro.

Conforme o processo, a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram) já havia reconhecido que a área, então utilizada para a construção de uma residência, era terreno de marinha, não possuindo zoneamento que permitisse edificações e sendo tratada como parte da faixa de praia.



Em resposta à requisição de vistorias e providências feita pelo MPF, a então Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos da capital (Susp) - hoje Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) - enviou documentação, informando que havia aprovado o projeto de construção de um estabelecimento comercial no local - a “Cafeteria Sto. Antônio” - e concedido alvará.



Diante dos danos ambientais provocados pela obra, o MPF e o Ministério Público Estadual (MP/SC) enviaram recomendação conjunta à Susp. O documento requeria a revogação do alvará concedido à construção do estabelecimento comercial, a retirada das estruturas existentes da edificação e a recuperação da área degradada. Foi fixado prazo de 30 dias para providências, mas não houve qualquer resposta.



A procuradora da República Analúcia Hartmann, autora da ação civil pública, requer que sejam determinadas a interdição do estabelecimento comercial, a demolição das construções e a retirada dos equipamentos e restos de construção da área. Os réus particulares devem também ser impedidos de realizarem novas obras no local, bem como qualquer atividade que prejudique a regeneração da vegetação e a fruição da paisagem. A procuradora requer ainda que seja determinado à Gerência Regional do Patrimônio da União que cancele a inscrição de ocupação do terreno e verifique as características ambientais desse tipo de área em toda a Ilha de Santa Catarina, a fim de impedir novos equívocos na análise de outras solicitações de inscrições de ocupação.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República em Santa Catarina
Fone: (48) 2107-2466
E-mail: ascom@prsc.mpf.gov.br

.

4 de ago. de 2009

Oficinas do Baiacu

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais do Baiacu, edição 2009. Vai ter oficinas de CAVAQUINHO, PERCUSSÃO, VIOLÃO, HIP-HOP, CIDADANIA, ANIMAÇÃO, BONECOS e TEATRO. As inscrições são gratuitas e encerram no dia 9 de agosto.

Maiores informações no site: http://www.baiacudealguem.com.br

Assista no vídeo abaixo o convite do Boiacu.