27 de nov. de 2008

Trânsito lento na SC 401

O trânsito continua lento na SC 401 devido a queda de uma barreira que cobriu a rodovia no domingo. As máquinas continuam trabalhando para retirar a terra. O tráfego flui lentamente pelo desvio de Santo Antônio de Lisboa.



Solidariedade

As associações de moradores do Distrito de Santo Antônio de Lisboa estão se mobilizando para arrecadar doações de roupas, alimentos, calçados, cestas básicas, gêneros de higiene e limpeza e móveis, para as vítimas das enchentes.

Pontos de coleta (até o dia 01/12/2008)
- Igreja Adventista do Sétimo Dia (na Via Principal do Sambaqui)
- Mercado Super Sambaqui (na Via Principal do Sambaqui)
- Restaurante Posto da Alfândega (Ponta do Sambaqui)
- Sede do bloco Baiacú (Santo Antônio de Lisboa)

Contatos para doação:
Alcinei (ADRA): 3209 4876
Neide (ABS - Boi de Mamão): 3228 5140


25 de nov. de 2008

Remoção da barreira na SC 401


Desde ontem cerca de 150 pessoas trabalham na remoção da barreira que caiu sobre a SC 401, no Norte da Ilha. Já foram retiradas entre 300 e 350 caçambas de terra. A previsão para a liberação da rodovia é de pelo menos 15 dias.

24 de nov. de 2008

Reunião Adiada

Em virtude das fortes chuvas, a reunião da comunidade com os Órgãos Públicos que estava agendada para acontecer hoje as 19:30h no Centro Comunitário de Sambaqui, está adiada para outra data a ser informada.

Na reunião de hoje seria debatido a problemática que envolve as obras do sistema de tratamento de esgoto sanitário, o projeto de pavimentação da via principal e a revitalização da Orla do Distrito de Santo Antônio de Lisboa.

17 de nov. de 2008

Ata e Ofício

Segue a Ata da última reunião da ABS e o ofício encaminhando aos órgãos públicos para a reunião do dia 24/11/2008 no Centro Comunitário de Sambaqui.


Associação de Bairro de Sambaqui – ABS
Praça Macário da Rocha
Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990
Sambaqui – Florianópolis – Santa Catarina
absambaqui@gmail.com
CEP: 88051-001 / CNPJ: 78.354.842/0001-39
(Declarada de utilidade pública pela lei municipal 2.217/85)


ATA 317


Aos doze dias do mês de novembro do ano de dois mil e oito, realizou-se, na sede da ABS, sita à Rod. Rafael da Rocha Pires, 2990, Ponta do Sambaqui, reunião ordinária quando, após a leitura da ata da reunião anterior, o morador Benet Nunes Siqueira apresentou sua proposta de realizar, em parceria com a Associação, o Programa de Iniciação ao Trabalho do CIEE, o programa destinado a formação e inclusão de jovens, na faixa etária de dezesseis a vinte e quatro anos, no mercado formal de trabalho. Dada a emergência na formação da turma, a ABS ficou de procurar a Escola de Santo Antonio de Lisboa para divulgar e acolher as inscrições de, no mínimo, vinte e um jovens do bairro, sem carteira de trabalho assinada, iniciando as aulas o mais rápido possível, uma vez que serão necessárias quatro semanas de treinamento e as atividades do CIEE serão suspensas a partir de quinze de dezembro. Tendo em vista as dificuldades na formação e manutenção da assiduidade dos alunosO professor Benet ficou de encaminhar para a sra. Regina o material de divulgação.

Com relação à pesquisa com os jovens da comunidade o Sr. Nelson, da Associação Baiacu informou que já elaboraram e aplicaram uma pesquisa com os nossos jovens e que após a tabulação irá socializar as informações. Sr. Nelson apresentou informações sobre os pontos de cultura de Santa Catarina e convidou para participarmos, em dezoito de novembro, no Pontão da UFSC, de reunião com consultor em projetos que se dispôs a orientar as associações na elaboração dos projetos. Será necessário que as mesmas apresentem os projetos nos formulários que estão disponíveis no endereço eletrônico divulgado, via e-mail, para todos da rede.

Regina apresentou o Projeto Folclore Ilhéu – Pau de Fita e Boi de Mamão que será encaminhado ao Banco do Brasil, no âmbito das ações de voluntariado desenvolvidas por funcionários cadastrados. Foi divulgado o resultado das reuniões da ABS com as demais associações do Distrito, ocasião em que se definiu exigir dos Órgãos Públicos, na reunião de vinte e quatro de novembro, o comprometimento em recolocar as lajotas retiradas da via principal, recuperar as calçadas, limpeza das ruas e manter recuo para estacionamento na praia do Toló.

Também foram relatadas as audiências com o Sr. Diretor Presidente do Instituto de Planejamento Urbano, Ildo Raimundo Rosa, que se comprometeu a apresentar, na assembléia de vinte e quatro de novembro, o projeto de revitalização da orla do Distrito de Santo Antonio de Lisboa e com o Sr. Secretário Municipal de Obras, Carlos Schwab, que se comprometeu em comparecer àquela assembléia e a concluir provisoriamente as obras da via pública, caso a empreiteira não efetue a recolocação das lajotas retiradas.

À pedido do Sr. Mauricio, nosso Intendente, ficou acertada a elaboração de uma correspondência, endereçada ao Secretário de Obras, relatando a situação atual da via principal do Bairro. Foi sugerida a inclusão de fotos na referida correspondência, bem como o registro da preferência da comunidade pela recolocação das lajotas que foram retiradas e não a solução paliativa de asfalto frio; isso porque os moradores temem pelo possível asfaltamento das vias do Distrito uma vez que todos os calçamentos sem rejuntamento de argamassa são considerados pavimentos ecologicamente corretos, permitindo a infiltração da água da chuva, entre outras vantagens.

Marcelo relata a dificuldade em conseguir a presença da mídia para divulgar a situação do Bairro, ficou de insistir com a TV Record e foi sugerido contatar o Repórter Hélio Costa. Falando ainda sobre a reunião do dia vinte e quatro foi sugerida a confecção de cartazes para distribuição nos pontos comerciais do Distrito, além de faixas e a contratação de carro de som para circular nos dias antecedentes. O morador Lindão, que dança o Boi, solicitou à Neide o empréstimo dos Bichos do Boi de Mamão para uso em festa particular, no dia cinco de dezembro e foi autorizado por tratar-se de membro atuante do grupo. Relativamente à Gincaponta, foi solicitada a convocação de uma reunião para o próximo dia dezenove, na sede da ABS, dos envolvidos com a organização e realização da Gincana e foi sugerido estender esse convite às demais associações e escolas do Distrito.

Dóris lembrou que a segunda edição do jornal A Ponta deve sair, no máximo, em quinze de dezembro e solicitou que as pessoas enviassem as matérias até o próximo dia cinco. Finalizando, foi analisado o pedido do coordenador do Grupo Narcóticos Anônimos, Rodrigo, de voltar a realizar suas reuniões na sede da ABS. Cezar registrou a dificuldade de espaço e lembrou as responsabilidades exigidas quando se utiliza espaços compartilhados com outras iniciativas comunitárias e após esclarecer alguns pontos quanto a realização de festas e limpeza do local, foi autorizada a utilização da sala, todos os domingos, de vinte às vinte e uma e trinta horas, mediante a assinatura de regulamento, elaborado pela ABS, se responsabilizando pelo uso do espaço. Nada mais havendo a tratar deu-se por encerrada a reunião.


Associação de Bairro de Sambaqui – ABS
Praça Macário da Rocha
Rodovia Rafael da Rocha Pires, 2990
Sambaqui – Florianópolis – Santa Catarina
absambaqui@gmail.com
CEP: 88051-001 / CNPJ: 78.354.842/0001-39
(Declarada de utilidade pública pela lei municipal 2.217/85)


Ofício 62/2008 Florianópolis, 10 de novembro de 2008.

Assunto: Reunião com órgãos públicos – esclarecimentos à população

Senhor Diretor Presidente,

Referimo-nos ao acordado, em 08/10/2008, durante reunião dos órgãos Públicos encarregados das obras na via principal do Bairro, com a comunidade de Sambaqui.

Naquela ocasião ficou acertada nova reunião para acompanhar a evolução das obras de tubulação do esgoto sanitário e para apresentação do projeto de pavimentação da via principal, bem como de revitalização da orla do Distrito de Santo Antonio de Lisboa.

Assim, conforme contato em audiência, no dia 06 de novembro, em seu gabinete, confirmamos a assembléia a realizar-se conforme abaixo:

Data: 24/11/2008 (segunda-feira);

Horário: 19:30 horas;

Local: Centro Comunitário do Bairro de Sambaqui

Sambaqui – Florianópolis-SC

Contando com sua honrosa presença, apresentamos nossas saudações comunitárias.

Regina Maria Di Marcantonio de Oliveira de Sousa

Presidente

Ilmo. Sr.

Ildo Raimundo Rosa

Diretor Presidente

Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis

Nesta Capital

Curso cancelado.

Curso Prático de Culinária Alternativa que estava agendado para iniciar no último dia 15 foi cancelado, devido ao número inferior ao estipulado de inscritos.

12 de nov. de 2008

Morador do bairro receberá troféu

O historiador Sérgio Luiz Ferreira (foto), morador do bairro, receberá o troféu Açorianidade 2008, na categoria pesquisador.


O troféu é destinado a pessoas, instituições e empresas que atuam na pesquisa, preservação e divulgação da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina.


A solenidade de entrega do troféu será no dia 18 de novembro, ás 19h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Itajaí, juntamente com o lançamento do 15º AÇOR – Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina.


Parabéns Sérgio!

mudança no cronograma...

Houve mudança no cronograma do Curso Prático de Culinária Alternativa, que iniciará no próximo sábado, dia 15, das 15 ás 19hs.

Dias: 15, 22 e 29/11
Horário: das 15h às 19h
Local: Sambaqui

Programação:
Módulo 1: Arroz Integral e Padaria Integral
Módulo 2: Soja
Módulo 3: Pratos variados

Maiores informações: 91327166/88178816 com Helena.

11 de nov. de 2008

Reunião mensal da ABS

Amanhã, dia 12 de novembro, acontece a reunião mensal da Associação do Bairro de Sambaqui (ABS), ás 19:30h no Anexo ao Casarão, na Ponta do Sambaqui.

Pauta:
- Ofício do Conselho Municipal de Saúde;
- Projeto PIT – CIEE;
- Projeto Boi de Mamão;
- Resultado reunião com associações do Distrito;
- Relato visitas IPUF e Secretaria de Obras;
- Gincaponta.

A reunião é aberta a comunidade.

5 de nov. de 2008

Quer desintoxicar e emagrecer?


CURSO PRÁTICO DE CULINÁRIA ALTERNATIVA.


Programação:

Módulo 1: Arroz integral e suas variações
Módulo 2: Padaria integral
Módulo 3: Soja
Módulo 4: Pratos variados

AULAS AOS SÁBADOS

Dias: 8, 15, 22 e 29/11

Horário: das 15h às 18h

Local: Sambaqui

Maiores informações: 91327166/88178816 com Helena.